Grupo JAP Engenharia

Pesquisar
Close this search box.

Quais os principais motivos que causam o fracasso de franquias?

Você tem vontade de abrir uma franquia mas ainda está inseguro? Não sabe muito bem como tudo funciona e tem medo de fracassar? 

Essa é a realidade de muitas pessoas que já pensaram em entrar em um negócio. Até porque, poucas pessoas sabem, de fato, por onde começar. 

Mas fica tranquilo. Este artigo vai te ajudar a entender melhor sobre o assunto. Além disso, vamos te mostrar os principais erros que levam ao fracasso uma franquia que poderia ter tido sucesso. Assim, você poderá se prevenir e organizar melhor sua caminhada. 

O que é um sistema de franquias?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é um sistema de franquias. 

Franquia é uma estratégia de negócio que busca vender a licença para o comércio de determinadas marcar. Um exemplo disso é a loja Arezzo, que é aberta no Brasil inteiro por diferentes franqueados. 

Dessa maneira, o franqueador (dono do negócio) cede ao franqueado a possibilidade de uso da sua marca ou serviços.

As lojas franqueadas são apoiadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Assim, têm auxílio para renovar estratégias e atingirem o sucesso. 

Outro dado interessante é que, de acordo com o Sebrae, 23% das pequenas empresas fecham com até dois anos de operação. Enquanto isso, apenas 3% das franquias passam pelo mesmo.

Inclusive, nós fizemos um artigo aqui no blog só sobre esse assunto. Se você quiser se inteirar mais sobre ele, é só clicar aqui.

Principais motivos de fracasso de franquias

Agora que já resumimos um pouco sobre o que é uma franquia, vamos falar sobre os motivos que podem levar ao fracasso de um negócio como esse. 

É claro que qualquer empreendimento envolve riscos. Principalmente no Brasil, um país tão grande, diverso e que tem uma economia cheia de altos e baixos. Porém, é possível analisar o cenário para evitar determinados tipos de erros. 

Erro 1 – Ponto de Venda

Segundo um estudo da Franchise Solutions, cerca de 31% das franquias encerram suas atividades por conta da má escolha do local do negócio. Ou seja: é preciso planejar bastante antes de escolher o ponto de vendas.

Erro 2 – Falta de capital de giro

Muita gente, quando vai abrir uma loja, acha que é só abrir e pronto. Porém, é necessário que haja capital de giro para isso. 

De forma resumida e simplificada, capital de giro é dinheiro no caixa. Dessa maneira, é muito importante que haja investimento e segurança. Isso é o que vai manter a loja em pé, mesmo em momentos mais difíceis. 

Erro 3 – Falta de treinamento de colaboradores

Quem nunca entrou em uma loja que queria comprar algo mas foi mal atendido e saiu sem ter em mãos o que queria? Pois é.. e isso é mais comum do que parece, infelizmente. 

A falta de treinamento de colaboradores, seja de atendimento ao público, seja dos bastidores, também é um dos principais motivos do fracasso de franquias. Dessa forma, é muito importante investir nessa parte, para garantir que o atendimento e o trabalho operacional sejam feitos da melhor forma possível. 

Erro 4 – Falta de preparação para a sazonalidade

Todos nós sabemos que existem épocas em que se vende mais e épocas em que se vende menos. Por exemplo: uma loja de materiais escolares vende muito mais no início do ano letivo. Já uma loja de fantasias vende bastante na época do carnaval. 

Algumas dessas lojas duram porque elas se preparam para a sazonalidade. 

Sendo assim, o necessário é fazer um estudo de mercado aprofundado e se preparar. Até porque, nada melhor do que um planejamento bem feito. 

A JAP te ajuda a construir sua franquia

Depois que você organizar seu planejamento e se preparar para evitar os erros, já pode dar início à construção da sua franquia. E a JAP pode te ajudar com a Fast Construction. 

A Fast Construction é uma metodologia que busca trabalhar, ao mesmo tempo, várias etapas do processo construtivo. Assim, garante a entrega de maneira mais rápida e eficaz. Alguns benefícios dessa forma de construir são: 

  • Tempo otimizado
  • Padronização dos processos 
  • Combate à desorganização e à sobrecarga
  • Racionalização do trabalho
  • Rapidez, eficácia e economia
  • Combate ao desperdício de materiais
  • Desempenho e qualidade previsíveis 
  • Confiabilidade aos processos 
  • Facilidade de gestão do empreendimento

Quer saber mais? Clique aqui.

Deixe um comentário

Últimos Artigos

Categorias

Tudo sobre Construção Civil.
Franquias são uma ótima opção de negócio, mas você precisa evitar erros para não fracassar.