Franquia: o que é e como funciona esse sistema?
Trabalhar com sistema de franquia pode te ajudar a crescer nos negócios, já que é uma forma mais segura e garantida de investir.
Você sabe qual é a semelhança entre a Livraria Saraiva, a Arezzo, a L’occitane, a Natura, a Track & Field e a Vivo? Todas essas lojas são franquias. Apesar de serem marcas fortes e diferentes, elas podem ser abertas por pessoas diferentes em locais diferentes.
Trabalhar com o sistema de franquia tem sido comum, hoje em dia. Principalmente para quem quer empreender ou ampliar o seu negócio.
Porém, trabalhar com o nome de uma empresa já conhecida requer exigências. Quer entender melhor como funciona o sistema de franquia? Tem interesse em entrar nesse negócio? Então continue com a gente neste artigo.
O que é uma franquia?
Franquia (ou sistema franchising) é uma estratégia que tem como objetivo a venda da licença para o comércio de determinados produtos. Assim, o franqueador cede ao franqueado a possibilidade de uso da sua marca ou serviços.
Para ficar mais claro, o franqueador é aquele que tem a posse de uma marca estabelecida no mercado, por exemplo, a Natura. Ele pode oferecer ao franqueado a oportunidade de trabalhar com essa marca no seu próprio negócio.
(Natura Athena Shopping Interlagos SP. Execução JAP Fast | Grupo JAP Engenharia)
Inclusive, qualquer empresa pode ser uma franqueadora. Entretanto, é necessário, no mínimo, um ano de atuação antes que isso ocorra, de acordo com a Lei 13.966.
Já o franqueado é um empreendedor que possui o direito de uso da marca. Ele tem responsabilidade pelo suporte, pela implementação e pela manutenção das lojas. Isso é feito por meio de contrato.
Microfranquias
Além das franquias mais comuns que citamos aqui, também temos as microfranquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse modelo cresceu nos últimos anos.
Documentos para abrir uma franquia
Abrir uma franquia não é só querer. É necessário ter um documento específico para isso. Ele se chama Circular de Oferta da Franquia (COF).
Desenvolvido pelo franqueador, o COF precisa apresentar as condições gerais do negócio, que conta com aspectos legais, obrigações e responsabilidades de ambas as partes.
Além disso, é necessário que ele seja redigido de forma clara. As principais informações que devem estar presentes no documento são:
-
- Balanços financeiros;
-
- Valores de taxas e investimento inicial;
-
- Layout;
- Suporte oferecido pela franqueadora.
Vantagens do sistema de franchising
Existem diversas vantagens de se abrir um negócio franqueado. A primeira delas é a credibilidade que o nome da marca pode passar.
Abrindo uma franquia conhecida e com credibilidade, a chance do negócio dar certo é maior. Dessa forma, é um passo a mais para que o negócio funcione.
A segunda vantagem é ter um apoio recorrente do dono daquela marca. Isso porque ele também quer que o seu negócio dê certo. Assim, faz com que você não esteja sozinho na caminhada para o sucesso.
Mais uma vantagem é ter um plano de negócios pronto e estruturado. Em um sistema de franquia, ninguém trabalha como quer. Inclusive, deve-se seguir as regras e as responsabilidades já existentes da marca. Isso facilita o trabalho e faz com que o serviço seja mais simples e objetivo.
Economia é outro benefício. Gastos com propaganda, com planejamento e com estratégias específicas de venda normalmente não são responsabilidades do franqueado. Sendo assim, os valores que seriam empregados nesse ponto acabam não sendo pagos.
Que tal investir na sua franquia?
Você percebeu como ter uma franquia pode te ajudar nos negócios? Essa é uma forma que acaba ajudando bastante quem quer investir no comércio de maneira mais segura e calculada.