Conheça as áreas da Engenharia Civil
A Engenharia Civil é um campo com diversas áreas de atuação, que vão desde aeroportos até estudo do solo. Conheça mais sobre.
Você se interessa pela Engenharia Civil e quer conhecer um pouquinho mais das suas áreas? Então você está no lugar certo. No artigo do blog de hoje nós falaremos mais sobre cada uma delas para que você tire todas as suas dúvidas. Vamos lá?
Antes de tudo… o que é Engenharia Civil?
Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é essa área tão grande chamada de Engenharia Civil.
O engenheiro civil é um profissional que pode atuar em muitas frentes. Aliás, o mercado de trabalho para quem quer atuar com isso permanece em constante crescimento.
De forma resumida, é o engenheiro civil quem vai executar, gerenciar, supervisionar e projetar construções e obras. Seja em prédios e edificações, ou seja em casas e até estradas. Por conta dessa vasta gama de opções é que essa é uma área muito procurada por quem está entrando agora no mundo profissional.
Além disso, essa é uma profissão em que as pessoas podem ter o seu próprio negócio.
O salário do engenheiro civil pode variar, mas a média salarial no Brasil é de R$ 7 mil, sendo uma das profissões mais bem pagas do país.
Conheça as áreas da Engenharia Civil
Agora que entendemos melhor o panorama da profissão, vamos destacar algumas das áreas mais procuradas desse setor.
Construção Civil
Essa talvez seja a área mais “comum” da Engenharia Civil. Isso porque, quando falamos de engenheiros, logo nos vêm à cabeça as pessoas construindo casas e prédios, certo?
De maneira geral, é isso mesmo que se faz nesse campo. Ele abrange gestão e realização de obras, o que vai do funcionamento até a segurança dos projetos.
Inclusive, hoje em dia, uma das grandes preocupações dessa área não é apenas subir paredes. Mas também pensar no bem estar e na sustentabilidade do planeta. Ou seja: muito mais responsabilidade do que se imagina.
Saneamento
Você sabia que essa é uma das áreas da Engenharia Civil que está mais em alta? Pois é… engenheiros que atuam com saneamento básico e geral da população estão sendo cada vez mais requisitados. Tanto em empresas privadas quanto em instituições públicas.
Algumas das atividades principais que estão ligadas ao campo são:
- Licenciamento de obras
- Planejamento do uso de recursos hídricos
- Controle do impacto socioambiental
Transporte
Engenheiro civil não trabalha apenas com construções de casas e prédios altos. Trabalha também com a parte de estradas e transportes. E essa é uma área de muita importância no Brasil, já que o sistema rodoviário é o nosso principal meio de locomoção e comércio.
Porém, nesse campo, o engenheiro também pode atuar em outros locais que não sejam estradas. Dessa maneira, os profissionais realizam manutenção, construção, planejamento e pavimentos de ferrovias, portos e aeroportos.
Geotecnia
O nome não é tão comum, mas os engenheiros dessa área atuam com estudos e trabalhos sobre as condições particulares que constituem os solos. Assim, eles são muito importantes, principalmente, para projetos hidráulicos, por exemplo, como a construção de uma usina hidrelétrica.
Entretanto, para que o profissional possa ter qualidade de atuação, ele precisa ter conhecimentos em Geodesia, Topografia, Hidrologia e Geologia.
Hidrologia
Em um país como o Brasil, onde a água é um dos nossos maiores bens, esse profissional não poderia ficar de fora. O engenheiro civil que atua nesta área realiza projetos e construções de estruturas e equipamentos que armazenam, monitoram e controlam a água.
Esse é um campo extremamente promissor e importante. Em média, o salário é de R$ 10.019,87.
Terraplanagem
Essa área tem o objetivo, basicamente, de preparar o solo para torná-lo mais seguro para uma obra. Dessa maneira, ela lida com projetos topográficos.
(Execução Grupo JAP Engenharia – Autozone Ponta Grossa/PR)_
Túneis
Você já imaginou que existe uma área específica da Engenharia Civil que pode atuar apenas com túneis? Pois é, ela existe mesmo. Os profissionais que atuam na área de infraestrutura podem se especializar para trabalhar com a construção de túneis e de estruturas subterrâneas.
Inclusive, túneis têm se tornado cada vez mais comuns nas cidades e estradas. O que garante mais rapidez no trânsito e segurança da população. Por conta disso, é um campo muito promissor.
A Engenharia Civil só cresce
Essas são apenas algumas das áreas mais importantes da Engenharia Civil. Mas nós sabemos que qualquer profissão que envolva tecnologia pode crescer cada vez mais. Por isso, se você tem interesse por esse campo, fique sempre atento às novidades.