Grupo JAP Engenharia

Pesquisar
Close this search box.

Como a decoração da sua casa pode ajudar na saúde mental

Que tal pensar na decoração da sua casa para te ajudar com a sua saúde mental? Veja algumas dicas.

Saúde mental, arquitetura e decoração? O que isso tem a ver? Se você parar para pensar bem, tudo! Até porque, a sua casa é o seu espaço de descanso, de alívio e de acolhimento. 

Antes que a gente se esqueça, o espaço onde vivemos e convivemos impacta muito no nosso bem-estar. Tanto mental, quanto físico e emocional. Sendo assim, é necessário que olhemos para isso, principalmente quando queremos cuidar mais de nós mesmos. 

Inclusive, muitos cursos de engenharia, arquitetura e psicologia têm uma disciplina chamada Psicologia Ambiental. Ela fala justamente sobre esse assunto: como garantir que um espaço seja saudável para as pessoas. 

Dessa forma, planejar muito bem a decoração da sua casa vai garantir que aquele ambiente seja, de fato, um local onde você se sente bem. 

Dicas para decorar sua casa e melhorar sua saúde mental

Fazer um planejamento de design de interiores de acordo com aquilo que te faz bem pode fazer muita diferença na sua vida. É isso que vai manter a sua casa como um espaço relaxante e acolhedor. 

Principalmente quando você está naquele período mais complicado, seja por estresse, cansaço ou algo que tenha acontecido. 

Por conta disso, separamos algumas dicas para que você possa decorar sua casa de uma forma que ela fique muito mais gostosa. 

1. Aproveite a natureza

Existem muitos estudos que mostram que a natureza pode ser uma grande aliada para a saúde mental. Dessa forma, por que não aproveitar aqueles cantinhos ou acentuar o que já existe na sua casa? Assim, a paz no espaço pode ser maior. 

Posicione os móveis em direção à janela, monte ambientes no jardim e aproveite a luz do Sol. Com certeza isso vai fazer com que o ambiente fique menos poluído e muito mais aconchegante. 

Além disso, você pode investir em plantas como decoração.

2. Evite a desordem

Isso não significa só “arrumar a bagunça”. Na verdade, isso significa se livrar daquilo que não é necessário. Até porque, a desordem pode ser uma grande fonte de ansiedade para quem vive com esse transtorno. 

Aproveite o espaço da forma mais funcional possível, sem poluir o ambiente. Isso elimina o ruído visual. 

Uma decoração mais minimalista e com cores claras, nesse caso, pode ser uma boa escolha. Ela pode trazer a sensação de paz e tranquilidade.

3. Utilize ar e luz

Já parou para pensar o quanto o ar fresco e a luz ambiente podem fazer bem para a saúde mental? Então por que não aproveitar isso em casa também?

Deixar com que o ar circule pelo ambiente e organizar a decoração para que a luz (principalmente a luz da manhã) entre pelas janelas é uma ótima opção. Isso refresca a casa e ainda te ajuda a entrar em contato com a natureza. 

4. Decore sua casa com o que você gosta

De nada adianta todo mundo dizer para você decorar “assim ou assado” se você não gosta do que as pessoas te indicam. Então, decore seu espaço com aquilo que você gosta. 

Nós, muitas vezes, acabamos subestimando nossa felicidade visual. Mas ela é excelente para ajudar na nossa saúde mental. Se você ama livros, por exemplo, decore sua casa com eles. Tenho certeza de que isso vai te fazer uma pessoa, pelo menos, mais acolhida dentro do seu próprio lar. 

5. Tenha um espaço de descanso

É importante lembrar que a sua casa também é o seu local de descanso. Por isso, que tal decorar um ambiente especificamente para isso? 

Um jardim, um deck ou até mesmo um quartinho de relaxamento… tudo isso pode fazer muito bem. Principalmente se você precisar de momentos únicos. 

Arquitetura e saúde mental têm tudo a ver

Como vocês viram ao longo do texto, a decoração e a arquitetura têm tudo a ver com saúde mental. Precisamos de espaços agradáveis e saudáveis para viver, o que influencia muito o nosso bem-estar. 

Então, se você está em um processo de decoração da sua casa, pense nisso. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

Últimos Artigos

Categorias

Tudo sobre Construção Civil.
Saúde mental, arquitetura e decoração? O que isso tem a ver? Se você parar para pensar bem, tudo! Até porque, a sua casa é o seu espaço de descanso, de alívio e de acolhimento.  Antes que a gente se esqueça, o espaço onde vivemos e convivemos impacta muito no nosso bem-estar. Tanto mental, quanto físico e emocional. Sendo assim, é necessário que olhemos para isso, principalmente quando queremos cuidar mais de nós mesmos.