Grupo JAP Engenharia

Pesquisar
Close this search box.

Retrofit: o que é isso e quais as vantagens?

Você já ouviu falar no termo “retrofit”? Sabe quais são as vantagens de investir nesse projeto? 

No artigo de hoje, vamos te explicar melhor o que é e como funciona um retrofit. Além disso, vamos falar também quais são os benefícios desse investimento para quem tem uma construção.

É só continuar lendo.

O que é retrofit?

Retrofit é uma técnica que busca renovar e melhorar um espaço sem a necessidade de alterar a arquitetura original. Ela surgiu na Europa com o objetivo de recuperar prédios antigos.

Para explicar melhor, é preciso entender que a maioria das construções se desgastam com o tempo. Dessa forma, é importante lembrar que é necessário melhorar o ambiente. E isso pode ser feito por meio do retrofit. 

Além disso, com esse tipo de projeto, pode-se melhorar questões como sustentabilidade, acessibilidade, hidráulica e elétrica. Assim, os espaços podem se tornar mais modernos e seguros em todos os sentidos, mas sempre mantendo o estilo pensado originalmente.

Portanto, no retrofit, há apenas atualizações e correções de problemas estruturais.

Essa é uma ótima solução para se recuperar prédios históricos, hospitais e até instituições públicas, por exemplo. 

Quais as vantagens desse projeto?

Agora que já explicamos o que é essa técnica, vamos entender melhor as vantagens do retrofit. 

A primeira delas é a renovação por si só. O ar de modernidade mantendo a estrutura original e sem perder a parte histórica é muito importante para renovar o ambiente. Dessa forma, a edificação fica até mais valorizada.

Outra vantagem que podemos citar é a segurança. Estruturas e prédios antigos acabam se deteriorando com o tempo. Assim, é importantíssimo que esses locais sejam cuidados e olhados com mais carinho.

Inclusive, existem algumas histórias de locais que sofreram com incêndios e outros problemas por falta de melhorias. Um exemplo é o Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, que foi destruído em 2015.

A terceira vantagem é a opção de novos usos do local. Com o retrofit, é possível entender mais o ambiente e utilizá-los melhor. Um prédio antigo e sem uso, por exemplo, pode ser utilizado como um museu ou um espaço comercial. 

A redução de custos é ainda mais uma vantagem, já que a técnica de retrofit (inclusive casada com a Fast Construction) pode deixar tudo mais prático e rápido, em comparação com uma reforma tradicional. 

Por fim, a sustentabilidade é mais um benefício desse tipo de projeto. Isso porque é uma forma de aproveitar construções já existentes, diminuindo a utilização de materiais degradantes.

Assim, essas são vantagens importantíssimas, tanto para quem quer investir na técnica do retrofit quanto para quem quer utilizar para si mesmo. 

Exemplos de locais que utilizam o retrofit

Hoje em dia, existem diversos locais que já utilizam essa técnica. E são locais muito famosos, que todos nós podemos conhecer. São eles:

  • Pinacoteca, em São Paulo
  • Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
  • Edifício Martinelli, em São Paulo
  • Hotel Copacabana, no Rio de Janeiro

Afinal, o retrofit vale a pena?

Depois de ler esse artigo, acredito que você não tenha mais essa dúvida. Sim, o retrofit vale muito a pena. 

Arquitetos e engenheiros sabem as dificuldades e os desafios de uma construção feita do 0. Dessa maneira, é muito claro o quanto essa técnica pode auxiliar no trabalho. Tanto para quem está contratando quanto para a equipe que está trabalhando no projeto. 

Isso não significa que o projeto seja feito de qualquer jeito. Muito pelo contrário. Porém, com o retrofit, as entregas acabam sendo mais rápidas, objetivas e, por isso mesmo, mais detalhadas. 

Agora que você já sabe mais sobre o retrofit, que tal entender mais sobre o Fast Construction da JAP? É só clicar aqui.

Últimos Artigos

Categorias

Tudo sobre Construção Civil.
Retrofit é uma técnica que tem como objetivo renovar o espaço sem alterar a arquitetura original.