Grupo JAP Engenharia

Pesquisar
Close this search box.

As obras de grande porte contam com diversos desafios e barreiras. Principalmente por serem construções mais complexas e de mais dificuldades. Sendo assim, esse tipo de obra necessita de maior atenção dos profissionais e também do cliente. 

Quer entender mais sobre o que são as obras de grande porte e quais são esses desafios? Continue lendo este artigo. 

Antes de tudo: o que são obras de grande porte?

As obras de grande porte são aquelas construções maiores, como, por exemplo, edificação de shoppings, indústrias, edifícios residenciais, condomínios, entre outros. Esse tipo de trabalho deve ser muito bem planejado, para que nada saia errado. 

Além disso, para ser considerada uma construção de grande porte, também é necessário analisar a relevância na sociedade. Um bom exemplo são os hospitais.

Dessa forma, o projeto pode ser feito por profissionais e empresas especializadas nesse tipo de serviço. Isso porque a segurança tanto do momento do trabalho quanto da pós construção é muito importante. 

Assim, por conta de ser uma construção complexa, é necessário que haja um gerenciamento com mais atenção. Isso vai oferecer mais comodidade para o cliente, além de outras vantagens, como:

  • O gerenciamento de obras de grande porte garante maior assertividade de investimento
  • Os resultados vêm de forma mais rápida e com mais qualidade
  • Um bom gerenciamento minimiza imprevistos.

Os desafios que as obras de grande porte trazem

Os desafios que podem aparecer durante a construção desse ambiente são muitos. Mas alguns deles podem ser analisados antes mesmo do trabalho começar. 

1. Cálculos

No momento de fazer o projeto é muito importante falar sobre os cálculos da construção. São eles que vão delimitar o que dá ou o que não dá para ser feito em todas as etapas do processo. 

É por conta disso, inclusive, que já existem softwares que atuam para auxiliar nesse momento. 

2. Planejamento

Por ser uma obra de grande porte, o planejamento da construção pode ser um grande desafio. Dessa maneira, é importantíssimo contratar empresas que já estão inseridas na área e conhecem o ramo. 

É fundamental que se perca um bom tempo nessa etapa do processo para que nada, mais para frente, saia errado. 

3. Organização da estrutura das obras de grande porte

A organização da estrutura é muito importante e merece atenção. É nessa etapa que podem ocorrer vários erros que colocam tudo a perder. Assim, a qualidade, a integridade e a segurança do edifício podem ser comprometidas.

Isso inclui diversos pontos, como a escolha de materiais, o espaço para a construção, a contratação dos profissionais, etc. Portanto, é preciso analisar muito bem a estrutura antes, durante e depois do trabalho. 

4. Entrega dentro do prazo

Por ser uma obra muito mais complexa do que o normal, é comum (infelizmente) que haja atraso na entrega. Por isso, esse é um desafio enorme. Além disso, essas obras de grande porte são, normalmente, contratadas por órgãos públicos.

Porém, mesmo que a construção seja feita por meio de um órgão público, é preciso que seja realizada por uma empresa de qualidade. Tudo para que as obras não sejam mal planejadas e, muito menos, abandonadas.

Analise as obras de grande porte

A análise cuidadosa de uma obra de grande porte é, talvez, a parte mais importante do processo. O nome disso é segurança. Isso porque quem vai utilizar esse espaço é a própria população, que necessita de um ambiente de qualidade. 

Portanto, olhe para todos os desafios, vantagens e desvantagens com afinco. Tanto antes, quanto durante e depois do trabalho como um todo. Assim, buscar uma empresa que tenha qualidade e experiência no mercado é fundamental.

Últimos Artigos

Categorias

Tudo sobre Construção Civil.
Obras de grande porte são construções que necessitam de muito planejamento e, por isso, contam com vários desafios.