Grupo JAP Engenharia

Pesquisar
Close this search box.

A obra complexa conta com diferentes desafios. Dessa forma, esse tipo de construção também pode acabar sendo mais cara e mais demorada. Mas você sabe se o seu projeto é complexo? 

Uma obra complexa é aquela que traz desafios para os profissionais durante a construção. Geralmente, nesses casos, são necessários trabalhadores mais qualificados. Essa complexidade pode depender do tamanho do espaço, da infraestrutura ou até mesmo das escolhas de materiais.

Para ter certeza se essa obra é complexa ou não, é preciso conversar com um profissional. Porém, é possível analisar se uma obra é complexa antes mesmo de começar. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue com a gente no artigo de hoje. 

Obra complexa: analisando o projeto

O início de um projeto é sempre desafiador. Tanto para as equipes de planejamento quanto para a mão de obra que trabalha na execução.

Para colocar qualquer projeto em prática, são necessários diversos passos. Inclusive, para isso, é preciso, também, a contratação de várias equipes diferentes, como engenheiros, arquitetos e mestre de obras.

Quanto mais complexa é a obra, maior será a exigência na qualificação, organização e controle da execução. Portanto, é preciso analisar bem o projeto. Para isso, é possível utilizar até mesmo tecnologias, como a BIM e Lean Construction.

A ideia, nessa etapa, é fazer perguntas junto a um profissional. “Será que meu projeto é complexo? Será que vai me dar mais dor de cabeça do que o esperado?”.

Obra complexa: o que é preciso?

Após analisar se a obra é complexa ou não, é preciso tomar algumas decisões. Por exemplo: as equipes são especializadas? O tempo de execução é suficiente? O budget é o bastante? 

Vamos detalhar alguns passos a serem tomados:

  • Recursos: a parte financeira é essencial nesse caso, principalmente porque envolve uma obra complexa. Dessa maneira, é fundamental que haja uma equipe especializada apenas para a gestão financeira, o que vai garantir muito mais tranquilidade para o cliente.
  • Prazo de execução: é necessário que se atente para o prazo de entrega previsto no projeto, porque se for mais complexo do que o esperado, talvez seja necessário fazer algumas modificações. É claro que pode ser que essas modificações não sejam possíveis. Sendo assim, será preciso avaliar melhor o projeto em si.
  • Mão de obra especializada: uma obra complexa exige profissionais qualificados, desde a análise do projeto até a execução da construção. Assim, o valor é justo e a estrutura é bem feita.
  • Equipamentos de qualidade: os profissionais responsáveis pela execução precisam estar atentos a isso. Uma construção complexa precisa de equipamentos específicos para que nada saia fora do esperado. Um hospital, por exemplo, precisa ser construído dentro de normas. Ele, com certeza, é uma obra complexa.
  • Fiscalização: todas as etapas podem gerar algumas dificuldades. Por isso, é fundamental que haja fiscalização constantemente. Tanto para correções quanto para auxílios no canteiro de obras.

Delete a dor de cabeça

Dentro de todos esses pontos, talvez o mais importante seja a mão de obra qualificada. Isso porque são eles que vão poder entregar o melhor serviço, garantindo a qualidade da construção, sendo ela complexa ou não. 

Além disso, contratar uma empresa especializada para uma obra complexa vai fazer com que dores de cabeça desapareçam, o que já é um grande passo. Uma ideia é buscar por construtoras com anos de mercado e conhecimentos específicos.

Tudo isso vai garantir muito mais controle e facilidades. 

Últimos Artigos

Categorias

Tudo sobre Construção Civil.
Uma obra complexa precisa de profissionais especializados e qualificados. Será que a sua é? Descubra neste artigo.