Metodologias ágeis na construção civil: o que são?
A área da construção civil tem passado por muitas evoluções. Elas envolvem tanto a parte tecnológica quanto as novidades do dia a dia. Uma dessas transformações é a utilização de metodologias ágeis.
Elas são processos mais eficientes para o trabalho. Dessa maneira, auxiliam na rapidez e na execução dos projetos em si.
Quer entender melhor o que são essas metodologias e como elas podem ajudar na área da construção civil? Continue lendo o artigo.
O que são metodologias ágeis?
As metodologias ágeis têm se tornado muito populares na construção civil. De forma geral, esse conceito envolve práticas e processos que têm o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de softwares. E nós já sabemos o quanto isso é importante para a área, certo?
No início dos anos 2000, foi criado o Agile Manifest (Manifesto Ágil). Essa declaração é o fundamento das metodologias ágeis e é condensada em quatro pilares:
- Comunicação
- Praticidade
- Alinhamento
- Flexibilidade
Essa é uma ideia muito útil trazida pela Tecnologia da Informação. Assim, se tornaram famosas entre as empresas de diversos setores, inclusive da área da engenharia e arquitetura.
A ideia dessas metodologias é separar o projeto em pequenos ciclos. Dessa maneira, ele contará com prazos bem definidos e entregas de valor.
Vantagens de utilizar metodologias ágeis na construção civil
Ao longo da caminhada evolutiva, vemos que processos humanos e robóticos têm se fundido. Assim, os prazos para entregas e execuções são cada vez menores. Entretanto, empresas com processos burocráticos demais e dificuldades de inovação têm tido problemas nesse novo universo.
Pensando nisso, uma das maiores vantagens das metodologias ágeis na construção civil é entregar soluções de rapidez e gerar competitividade.
Além disso, com esse formato de trabalho, os clientes passam a ter uma participação mais ativa no processo, podendo enxergar melhor todos os passos. Assim, os erros são identificados e corrigidos rapidamente.
Outra vantagem é o alinhamento entre os profissionais envolvidos no projeto. Com metodologias ágeis, falta de clareza em relação aos prazos, problemas com transparência e dificuldades na comunicação não serão mais uma dificuldade.
A comunicação num geral é outro ponto de destaque quando falamos sobre as vantagens que o método agile traz. Dessa maneira, além de uma equipe bem alinhada, a comunicação constante com colegas e clientes evita conflitos e diminui riscos de erros.
Por outro lado, isso também aumenta a confiança do contratante na empresa, o que traz mais credibilidade.
Por fim, com uma equipe mais independente e flexível, é possível encontrar soluções mais completas para determinadas questões, de acordo com o desejo do cliente. Ou seja: é possível personalizar projetos e construções.
Metodologias ágeis na construção civil são o futuro
A agilidade é uma das premissas destes sistemas, o que auxilia, inclusive, na redução de riscos no momento da construção. Isso significa que há aumento na produtividade, gerando mais valor para o cliente e colocando construtoras no topo do mercado.
Hoje, precisamos lembrar que as pessoas buscam mais do que eficiência. Elas procuram, também, por rapidez e conforto. É por conta disso que as metodologias ágeis são o futuro na construção civil.